RFID

e-Solutech possui um Laboratório RFID para execução de testes com sistemas UHF passivos, utilizando-se da Norma da EPC Global/GS1 para Tag Survey e Application Survey. Todas as medições e relatórios sugeridos pela Norma são gerados a partir de um software de testedesenvolvido pela equipe e-Solutech. Além da área de testes, o laboratório serve também para desenvolvimento de novas aplicações da tecnologia no contexto da logística e produção.

1. Câmara Semi-Anecoica

A câmara semi-anecoica implementada pela startup é composta por 12 absorsores para operação na faixa UHF (Ultra High Frequency), distribuídos em biombos móveis reconfiguráveis. A área de leitura é equipada também com um Analisador de Espectro Aaronia Spectran HF 2025, Antena HyperLog 7025 e Antena OmniLog 90200.

semi_anecoica
Exemplo de configuração para análise no espaço livre.

2. Tag Survey

 Tag Survey consiste em realizar de forma estruturada uma análise detalhada do processo de leitura de uma etiqueta RFID UHF passiva qualquer em ambiente controlado (Câmara Semi-anecoica). As análises de link budget executadas pelo software de teste apresentam os seguintes resultados:

  • TAG TURN ON POWER: Potência mínima de ativação da etiqueta RFID para um determinado setup Leitor RFID/Antena emissora e seus parâmetros ;
  • MEAN RSSI: Média do RSSI (Received Signal Strength Indication) obtido através de múltiplas leituras operacionalizadas pelo software e seus respectivos parâmetros.
  • READ RANGE: Distância máxima de leitura calculada para o setup do conjunto Tag/Leitor/Antena.
TAG Ball 01
Exemplo da tela do software de Teste para Tag & Application Survey

Nesta etapa a etiqueta RFID é caracterizada no espaço livre dentro da câmara semi-anecoica.

O software apresenta ainda uma função de Benchmarking para comparação de resultados entre 2 tags diferentes para um mesmo setup de leitura

benchmark_hid_2.2_2.3.1
Exemplo de análise comparativa entre 2 tags diferentes

3. Application Survey em Laboratório

Uma vez caracteriza a etiqueta RFID UHF passiva no espaço livre pelo procedimento de Tag Survey, é possível realizar o teste de aplicação (Application Survey) deste Tag em relação ao objeto que se pretende identificar.

P_20180806_150244
Exemplo de corpo de prova em concreto com tag resinado

Obs: O teste poderá ser repetido posteriormente na área de leitura da aplicação para validação final.

4. Process Survey

Como última etapa de validação, o procedimento de Process Survey consiste na realização de testes do sistema RFID UHF passivo no ambiente operacional. Como análise complementar o software de teste disponibilização as seguintes análises:

  • Read Yield: diferentes itens identificados com etiquetas RFID UHF passivas são acondicionados fisicamente em volume unitizado (ex: palete de produtos). A partir de leituras múltiplas e simultâneas o software gera relatório detalhado da taxa de resposta das diferentes etiquetas presentes na zona de interrogação. O objetivo é determinar um yield mínimo  esperado para um arranjo com leitura múltiplas.
Yield_2D
Exemplo da tela do Software de Teste para Read Yield Analysis
  • TemperatureA fim de garantir a montagem do sistema RFID no ambiente de aplicação, a análise de temperatura fornece informações detalhadas sobre qual o comportamento térmico do leitor em relação à diferentes ciclos de leitura (duty cycle) e potências.
Temperature_test
Exemplo tela do Software de Teste para análise de Temperatura do Leitor
Anúncios